Joinville – 164 anos

Hoje, 09 de março, Joinville faz 164 anos de um esplendor de cidade. Estou aqui desde 2012 e de lá prá cá, tem sido meu porto seguro.

Como é feriado, entre cuidar das crianças, ouvir os noticiários com as mazelas da Presidente Dilma e zapear na Internet, fiquei pensando no quanto esta cidade está sendo importante para mim.

Paulista criado no Sul de Minas, até os 36 anos, pouco tinha saído do eixo Cambuquira-MG, São José dos Campos-SP, São Paulo-SP.

Porém, atrás de uma oportunidade de ascensão na carreira (que não ocorreu…), me mudei trazendo minha família, para esta que é a maior cidade de Santa Catarina.

São 03 anos de uma agradável, mas não simples, adaptação. Minha esposa até hoje sofre a distância dos parentes, o que não tem sido fácil. Meus 02 filhos já se consideram joinvilenses. O mais velho, que veio prá cá com 3 anos, já fez amigos e transita facilmente entre os catarinenses. Já o menor, que veio prá cá com meses de vida, exibe um carregado sotaque que impressiona até os nativos.

Eu não penso em um lugar melhor para estar. Aqui tenho tudo que preciso: o jeito calmo da cidade do interior e as oportunidades da cidade grande (ainda sem os congestionamentos). É verdade que isso eu já tinha em São José dos campos. Mas Joinville, por estar longe de São Paulo, ainda preserva sua arquitetura e suas tradições. Coisa que minha cidade natal tem perdido aos poucos.

Continuo esperando minha ascensão na carreira, mas sou paciente e perseverante. Ainda mais podendo contar com esta incrível cidade.

Parabéns Joinville pelos seus 164 anos! Que possamos estar juntos por mais tempo e que sejam bons tempos!