Ter o bootloader de um aparelho desbloqueado é indispensável para ter acesso root e poder customizá-lo como quiser. Além disso, é requisito para aplicar atualizações, mesmo que oficiais, antes que a operadora ou fabricante do aparelho envie uma atualização OTA.

Lembramos que, exceto para os aparelhos Nexus do Google, ao desbloquear o bootloader de um aparelho, você está abrindo mão da garantia que o fabricante fornece. Porém, em se tratando do Motoro Moto G 2013, acredito que a garantia de um ano já passou. Outra recomendação importante é proceder com no mínimo de 80% de bateria no Smartphone. Lembre-se de seguir com rigor os passos e que este site não se responsabiliza por qualquer dano que o procedimento possa causar no seu aparelho. Faça um backup de todos os seus dados pessoais antes de executar este procedimento, todos seus dados serão apagados.

Bom, vamos aos ítens necessários:

Procedimento:

1 – Instale os drivers USB da Motorola no seu computador

2 – Ativar a Depuração USB em seu Smartphone: No menu do “Sistema”, selecione a opção “Sobre o telefone”, toque sete vezes em “Número da versão”. Retorne para a tela anterior e acesse o novo item “Opções do desenvolvedor”, marque a opção “Depuração USB” e depois “OK”.

DepuracaoUSB3 – Instale o Minimal ADB & Fastboot numa pasta separada (por exemplo: C:\Moto G).

4 – Descompacte o arquivo “original_logo.zip” e coloque o arquivo “logo.bin” na pasta que você criou.

5 – Na pasta onde você instalou o ADB & Fastboot, segure a tecla “shift” e clique com o botão direito do mouse escolhendo a opção “Abrir janela de comando aqui”.

Executar

 

6 – Desligue o Smartphone.

7 – Ligue o aparelho em modo Fastboot (segure o botão energia + volume menos por 5 segundos e solte).

fastboot-moto-e

8 – Conecte o Moto G 2013 em seu PC utilizando o cabo USB.

9 – No prompt de comando aberto no ítem “5”, digite:

  • fastboot devices” e “Enter
  • fastboot oem get_unlock_data” e “Enter

10 – Copie as 05 linhas com a sequência de números e letras que aparecer no prompt de comando.

Cmd_bootloader

11 – Acesse o site “UNLOCK YOUR BOOTLOADER” da Motorola. Se esta for a primeira vez, será necessário criar uma conta. Você pode usar a sua conta do Google para isto. Após o cadastro, basta acessar o botão “Next” no final da página e aparecerá um campo para você inserir o conteúdo das 05 linhas do prompt de comando do ítem “10”.

Unlockyourbootloader

12 – Clique no botão “Can my device be unlocked?” e será requisitado que você aceite que este procedimento fará com que a garantia do aparelho seja perdida. Se você concordar, marque a opção “I Agree” e depois no botão “Request unclock key“.

13 – Você receberá via email com o “Unlock Code” de 20 caracteres.

Motorolaemail

14 – Retorne ao prompt de comando e digite:

fastboot oem unlock” [Unlock Code] e “Enter

Obs.: No lugar de [Unlock Code] você deve inserir os 20 caracteres que recebeu no email da Motorola.

Cmd_bootloaderUNLOCK

15 – O smartphone será reiniciado e o bootloader estará desbloqueado.

16 – Como o bootloader está desbloqueado, a cada boot aparecerá uma tela informando que seu sistema pode não está mais seguro e que a Motorola não se responsabiliza por qualquer problema que venha a ocorrer. Continue com a inicialização do aparelho e faça normalmente as configurações do Android (sua conta do Google, por exemplo). Depois, para remover o aviso de bootloader desbloqueado da tela inicial do sistema, volte para o prompt de comando que ficou aberto e digite:

  • fastboot flash logo logo.bin” e “Enter
  • fastboot reboot” e “Enter

17 – O aparelho será reiniciado e não mostrará mais o aviso da Motorola de que o seu bootloader está desbloqueado.

Agora ele está pronto para que seja atualizado manualmente, proceda com o acesso root e aceite outros procedimentos de atualização.

Bom, espero que este tutorial esteja sendo útil. Abraços.