Sobre Podcasts – Agregadores

PodcastsSeguindo com a série “Sobre Podcasts”, hoje vou falar um pouco sobre os agregadores.

Agregadores são programas responsáveis por gerenciar suas assinaturas de podcasts. Assim, basta inserir o endereço do feed RSS (Ex.: http://feeds.feedburner.com/geekvoxsite) e o software se encarrega de fazer a conexão ao site, verificar se é um endereço válido e checar se há algum episódio novo. Exceto os agregadores Web, todos tem a capacidade de baixar o arquivo do episódio para que, mesmo que não haja conexão com a internet, possamos ouví-lo quando quizermos, o que a meu ver é sua maior vantagem. Existem agregadores para cada plataforma do mercado, Mobile (iOS, Android e Windows Phone), Web e Desktop.

Agregadores para dispositivos móveis

É o tipo de agregador mais comum. Inclusive na minha opinião, ele foi responsável pela popularização da mídia podcast. Como é instalado em equipamentos  como celulares, smartphones e tablets, está presente em quase todos os lugares, inclusive na prática de atividades esportivas. Para a plataforma Android, eu destacaria o Podcketcasts, o BeyondPod e o Feedly. Para IOS eu destacaria o Podcketcasts, o Feedly,  o Wecast (brasileiro) e o Podcasts. Já para Windows Phone temos o Podcast Picker e o Podcasts. Todos possibilitam cadastrar seus podcasts e organizá-los em categorias. Também contam com controles avançados, como não fazer downloads quando conectados em redes móveis, para economizar banda de tráfego, entre outros.

Agregadores para Web

Este tipo de agregador pode ser acessado por praticamente qualquer tido de dispositivo, basta que rode um navegador compatível (Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, etc). Existem vários, mas atualmente eu recomendo o Podcketcasts, o Feedly e o TuneIn, pois todos têm versões para a plataforma móvel. Para acessá-los você precisa fazer um cadastro ou usar uma de suas contas nas redes sociais, como o Google+ e o Facebook. A vantagem desta modalidade de agregador é que você pode acessar em qualquer lugar, desde de que a Internet esteja disponível.

Agregadores para desktop

Direcionado para um público menos numeroso, este tipo de agregador necessita de computador PC ou Mac para funcionar. Tem as mesmas funcionalidades do agregador Web, porém com a vantagem de fazer o download do episódio para o armazenamento interno do equipamento. Nesta categoria, podemos destacar o FeedReader, o Juice, o gPodder, o Miro e o famoso iTunes, que está presente em todos os Mac da Apple.

Além dos agregadores, existe a possibilidade de ouvir os episódios de seu podcast favorito na própria página do autor (eles até preferem pois isso gera mais “pageviews” – mas isso é outra conversa). Porém, se você quiser passar de um podcast para outro, você precisará acessar a página do outro podcast para ouví-lo. Outra forma de ouvir sem precisar de agregador é acessar um site que reúne vários episódios de vários programas, como é o caso do PodFlix, que reúne vários podcasts brasileiros.

 Como podemos ver, existem diversas formas de acessar, baixar e ouvir podcasts. No argito “Sobre podcasts – Introdução” indico alguns dos meus preferidos. Dá uma olhadinha lá.

 

%d blogueiros gostam disto: